terça-feira, 5 de abril de 2011

PROJETO MERCADO E RESIDÊNCIA



ISOMÉTRICA DO PROJETO - VISTA 01

Programa: mercado no térreo e apartamento do cliente no pavimento superior;
Área de Projeto: 481,62 m²
Leitura do lugar: o Bairro aonde o projeto está sendo proposto é caracterizado pelo modelo de habitações populares exaustivamente explorado pela política do BNH até a década de 80 e ainda hoje utilizado em conjuntos habitacionais - casas isoladas em terreno.

Apesar do núcleo inicial de habitações populares o bairro ainda possui áreas aonde se torna possível o exercício e experimentação na arquitetura - sempre dialogando com o cliente e construindo um consenso  entre a visão do cliente e visão do arquiteto.

O terreno também abre possibilidades muito ricas de exploração - ele é delimitado por três vias - uma coletora e duas vias locais.

Conceito:
Assim, abre-se espaço para inserir no local uma proposta até certo ponto de inspiração modernista pois trata a construção como uma escultura locada no terreno. O terreno e sua especificidade foi um fator que pesou na proposta volumétrica além da tentativa de se criar um referencial pela arquitetura no bairro afim de romper com a repetição das moradias ali inseridas
Em síntese o projeto possui dois pisos:
- mercado no térreo: acesso dos clientes do mercado pela via local e estacionamento de veículos particulares também vela via local, oposta à via coletora aonde passa o ônibus. Buscou assim reduzir o conflito entre pedestre, transporte público e veículo particular,  além de explorar o uso do sombreamento da construção para proteção dos veiculos - no projeto correponde à fachada sul - evitando o uso de toldos e coberturas.
O acesso de descarga também ficou paralelo ao estacionamento dos clientes mas isolado por muros - ver vista 01.
O acesso ao apartamento se dá pela garagem coberta no térreo, totalmente isolado do mercado e da sua movimentação diária. Acima, tem-se o uso da iluminação zenital com vedação em vidro e aberturas para escoamento do ar quente - efeito chaminé.

- apartamento no pavimento superior: uso também de iluminação Zential para tornar mais claro o hall interno que separa área íntima. O uso de aquecimento solar é única e exclusivamente para o apartamento haja visto o pouco uso no térreo. O uso de sacadas e pergolado - voltado para suíte do casal, busca garantir controle do sol nestes espaços - sol vindo do oeste aonde está o pergolado e sol vindo do norte aonde temos as marquises e a sacada menor.

O paisagismo é muito simples pois se caracteriza pela arborização feita com Jasmim Manga (Plumeria Rubra)- o que garante transparência em todo o projeto e grama esmeralda (Zoysia japônica) nos canteiros aonde estão locadas as árvores.

Projetos:
Arquitetônico e Hidrosanitário: Marques Arquitetura - crea 83332/D MG
- Compatibilização de Projetos: Marques Arquitetura - crea 83332/D MG
Estrutural: Eng° Estrutural Miguel de Oliveira Vitorino
Elétrico: Eng° Elétrico Roberto
- RT da obra: Marques Arquitetura
- Ano do Projeto: 2010.




ISOMÉTRICA DO PROJETO - VISTA 02


MAQUETE PARA ESTUDO DE INSOLAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário